Fernando Lopes da Silva [1935-2019]
Faleceu dia 7 de maio o Prof. Fernando Lopes da Silva, membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, e Presidente do External Advisory Board, quer do CNC, quer no CNC.IBILI, quer agora no CIBB.
Lopes da Silva

O seu contributo foi crucial para a evolução desta instituição enquanto Centro para além de ter sido uma fonte contínua de inspiração, sabedoria e exigência para evolução do CNC. O CNC presta a devida homenagem os Professor Fernando Lopes da Silva

A baixo uma breve nota biográfica do notável percurso do Prof Lopes da Silva.
Em nome de todo o CNC obrigado Professor


Nota biográfica:
Fernando Lopes da Silva, Neurocientista, nasceu em Lisboa em 1935.
1) Médico, pela Universidade de Lisboa em 1959. Em 1965, juntou-se à equipa científica do Grupo de investigação do Cérebro na Holanda e obteve seu Ph.D. em Neurofisiologia pela Universidade de Utrecht em 1970. Em 1980 foi nomeado Professor catedrático de Fisiologia Geral na Faculdade de Ciências da Universidade de Amsterdão. De 1993 a 2000, Diretor do recém-criado Instituto de Neurobiologia da Universidade de Amsterdão.
2)Principais interesses de investigação eram processos biofísicos da atividade elétrica do cérebro e na organização funcional das redes neuronais.
3) Actividade em Portugal: Em 2000, é nomeado professor visitante da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e desde 2005 nomeado Professor do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, com a função principal de organizar, promover e estimular uma estreita ligação entre a Engenharia e a Medicina através de um novo curso em Engenharia Biomédica. Acompanhou cientificamente inumeros cientistas Portugueses nas areas da neurociencias e engenharia biomedical.  Participou em inúmeros encontros de cientistas portugueses. Foi Coordenador do painel das Ciências da Vida- FCT. Membro externo de acompanhamento e avaliação do IPATIMUP, e Presidente da Comissão de Acompanhamento Externa do CNC e CNC.IBILI. Membro de avaliação do prémio BIAL. Era atualmente Membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.
4) Seleção de prémios científicos internacionais: 1985 Membro eleito da Academia Real Holandesa de Artes e Ciências, 1995 Membro Honorário da Sociedade Britânica de Neurofisiologia Clínica, 1999 Recebe o Prêmio Herbert H. Jasper, selecionado pela Sociedade Americana de Neurofisiologia Clínica por sua "vida de extraordinárias contribuições para o campo da neurofisiologia clínica".
2001: Cavaleiro da Ordem do "Nederlandse Leeuw" concedido pela Rainha da Holanda em reconhecimento pelas suas realizações em Ciência.
5)Seleção de prémios científicos NacionaisEm Portugal em 1997 Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa em 2002 Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto, 2004 Beneficiário do primeiro Prémio "Universidade de Coimbra" para um (sic) "pessoa de nacionalidade portuguesa que tenha dado um contributo relevante e inovador nos campos da cultura ou da ciência". Honras Gerais
2000: Alto Oficial da Ordem de Santiago da Espada, por notáveis realizações no campo da Ciência / Arte / Literatura, atribuídas pelo Presidente da República de Portugal.
Back
 
   
Financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto Estratégico com referência atribuida pelo COMPETE: POCI-01-0145-FEDER-007440

© 2019 CNC - Center for Neuroscience and Cell Biology
powered by DigitalWind