Equipa de investigadores do CNC-UC conquistam prémio Esfera Cúbica
2020.6.22
Premio Ricardo Pires

O projeto «Anticorpos IgY neutralizantes contra SARS-CoV-2 produzidos de ovos de galinha» (ASY-NAbs) proposto por investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) - Ricardo S. Vieira-Pires, Luís Pereira de Almeida, Rui Nobre e Tiago Ochôa-Pires – conquistou o «Esfera Cúbica Award», da 3ª Edição do Prémio de Inovação em Saúde – i3S Health innovation Prize, desta vez dedicado a encontrar soluções no combate ao SARS-CoV-2.
“O nosso objetivo”, explica Ricardo Vieira-Pires, «é o desenvolvimento de baixo custo e escalonável de anticorpos neutralizantes contra SARS-CoV-2, produzidos em ovos de galinha».

Estes anticorpos Anti-SARS-CoV-2 purificados de ovo, adianta o investigador, «serão a base para diversos bioprodutos de controlo e prevenção da COVID-19. Entre estes, está um BioSpray Anti-Coronavírus capaz de neutralizar a carga viral em superfícies, podendo ser aplicado, por exemplo, em equipamentos de proteção individual, como máscaras e batas».

Alternativamente, acrescenta ainda Ricardo Vieira-Pires, «estes anticorpos neutralizantes poderão estar na base de novos princípios activos farmacêuticos para desenvolvimentos de biofármacos de passivação viral a nível do tracto respiratório».


Voltar
 
   
Financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto Estratégico com referência atribuida pelo COMPETE: POCI-01-0145-FEDER-007440

© 2020 CNC - Center for Neuroscience and Cell Biology
powered by DigitalWind